
A melancia amarela, fruta originária da Ásia, começou a ser produzida este ano em Cacimba Funda, povoado do município de Aracati, litoral leste do Estado. A introdução da nova variedade em território cearense é uma aposta da Cooperativa da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Solidário (Coopades).
Para a entidade, a fruta tem potencial para conquistar espaço nas prateleiras dos supermercados e agradar ao paladar dos cearenses, graças à sua doçura e sabor diferenciado.
O produto foi apresentado na Pec Nordeste 2025, realizada em junho deste ano, e já está disponível para negociação com os vendedores.
Conforme o presidente da Coopades, José Carlos do Rêgo, a última colheita resultou em cerca de 6 mil quilos do produto. Por suas especificidades, cada quilo da fruta poderia ser comercializado entre R$ 3 e R$ 4.