Sábado, 06 de Junho de 2026
16°C 24°C
Guaraciaba do Norte, CE

Ciro Gomes lança pré-candidatura ao governo do Ceará e diz que vai convidar Roberto Claudio para vice

Ciro afirmou ainda que Capitão Wagner deve concorrer ao Senado Federal e disse que Pastor Alcides é o nome indicado pelo PL.

Rayane Araújo
Por: Rayane Araújo Fonte: G1 Ceará
16/05/2026 às 13h16
Ciro Gomes lança pré-candidatura ao governo do Ceará e diz que vai convidar Roberto Claudio para vice

O ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) lançou, neste sábado (16), a pré-candidatura ao Governo do Ceará nas eleições de 2026. O anúncio foi feito em evento com apoiadores e líderes políticos no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza.

 

Ciro chegou ao local do evento, o Centro Educacional Evandro Ayres de Moura, acompanhado da esposa e de apoiadores. Durante seu discurso, ele citou diversas vezes que é "leal e grato" e fez diversas críticas à atual gestão do governo do Ceará.

 

O pré-candidato anunciou também que convidará o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, para ser o candidato a vice-governador em sua chapa. Ciro disse ainda que Capitão Wagner deve concorrer ao Senado Federal e afirmou que Pastor Alcides é o nome indicado pelo PL.

Antes do discurso de Ciro, foram exibidos vídeos de apoiadores como Mauro Filho e Capitão Wagner. No evento, Tasso Jereissati falou antes do pré-candidato e reforçou que Ciro recusou um convite para ser candidato à presidência da República e estava aceitando disputar o governo do Ceará.

 

A candidatura de Ciro Gomes ao governo do estado ainda precisa ser confirmada em convenção estadual do partido, que deve ocorrer até agosto.

Esta será a segunda vez que Ciro concorre ao Governo do Ceará. Na primeira vez, em 1990, ele foi eleito, mas deixou o cargo em 1994 para virar ministro da Fazenda do governo do presidente Itamar Franco.

 

Ciro deve enfrentar nas urnas o representante do grupo político atualmente no poder - e do qual ele mesmo fez parte no passado. Atualmente, o grupo é encabeçado pelo senador e ex-ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e pelo irmão de Ciro, o senador e ex-governador do Ceará, Cid Gomes (PSB).

 

A trajetória do grupo começou em 2006, após a eleição de Cid para o Governo do Ceará. Cid cumpriu dois mandatos e elegeu o sucessor, Camilo Santana. Ao fim do segundo mandato de Camilo, em 2022, o grupo rachou durante a decisão do nome que seria lançado ao governo naquele ano.

 

O nome defendido por Ciro, do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, acabou prevalecendo, mas causou o rompimento entre o PDT de Ciro e o PT de Camilo Santana. O candidato lançado pelos petistas, Elmano de Freitas, acabou eleito, em derrota para Ciro. Agora, quatro anos depois, Ciro e Elmano podem se enfrentar nas urnas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários