
Após 15 anos de espera, a população do município de Mombaça, no Sertão Central do Ceará, viu novamente a sangria do açude Serafim Dias na tarde da última quarta-feira (13), segundo monitoramento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
A Companhia informou que o vertimento iniciou por volta das 14h, e já registra uma lâmina de sangria (altura após superar a capacidade máxima) de 19 centímetros. A última sangria do reservatório havia ocorrido entre maio e julho de 2011.
Construído em 1995 como barragem do Rio Banabuiú, bacia da qual faz parte, o açude tem capacidade total de armazenamento de cerca de 40,94 hm³.
As águas da sangria seguem em direção ao próprio Banabuiú, o terceiro maior reservatório do Ceará, atualmente com 32% do armazenamento. O Serafim Dias é o único dessa bacia sangrando.
"O açude atingiu seu volume máximo em decorrência do bom acumulado de chuvas registrado durante o atual período chuvoso, favorecendo a recuperação gradual de seu espelho d’água ao longo dos últimos meses", explica a Cogerh.
Apesar da alegria do vertimento, um adolescente que havia desaparecido após cair de um jet-ski dentro do açude foi encontrado morto no reservatório, na manhã de segunda-feira (11). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.
Segundo o Portal Hidrológico do Ceará, essa é a quarta vez que o Serafim Dias sangra desde sua construção.
A primeira vez foi em 2008, logo seguida por 2009. A terceira foi em 2011, ano em que a quadra chuvosa teve bom resultado.
Porém, diante do longo período de estiagem vivido pelo Ceará entre 2012 e 2018, o cenário mudou e o açude chegou a secar totalmente entre 2015 e o início de 2022.
Com o período chuvoso de 2023, o reservatório ganhou um bom aporte e atingiu quase 80% da capacidade total. Os níveis voltaram a oscilar e ele iniciou janeiro de 2026 com 52%.
As boas chuvas na região desde fevereiro culminaram na sangria do dia 13 de maio.